SAIBA MAIS

Ainda estão com dúvidas sobre o tema? Neste espaço conseguirão se aprofundar um pouco mais no assunto. Aproveitem este material que foi preparado especialmente para vocês.

O QUE É A PSICOLOGIA?

A Psicologia é um conceito familiar para a generalidade das pessoas mas poucos são aqueles que a sabem definir correctamente.

Tradicionalmente, a Psicologia era definida como o estudo científico da mente e comportamento humanos. No final do século XIX, a principal preocupação da Psicologia passava fundamentalmente pelo estudo da mente e da consciência através da introspecção e da descrição da experiência pessoal.

O que faz um Psicólogo?

Em termos genéricos, um psicólogo possui uma combinação única de métodos científicos, em conjunto com competências e experiência de trabalho com pessoas que que apresentam problemas na vida real. Os psicólogos estudam a ciência do comportamento humano e aplicam este conhecimento no seu contexto profissional.

Os contextos de trabalho dos Psicólogos são bastante diversificados, podendo encontrar-se estes profissionais em escolas, centros de saúde, hospitais, clínicas, empresas, equipas desportivas, autarquias, prisões, centros de atendimento a toxicodependentes, centros de formação, centros sociais, investigação, entre muitos outros.

O que é a Psicoterapia / a Consulta Psicológica?

A psicoterapia é uma das muitas modalidades de intervenção do psicólogo. Ela tem por objectivo, não só a resolução dos problemas psicológicos apresentados pelo cliente, mas também a promoção do conhecimento que o cliente tem de si próprio e a promoção do seu desenvolvimento.

Existem várias modalidades de psicoterapia, nomeadamente:

  • Terapia Individual

  • Terapia Grupal

  • Terapia Familiar

  • Terapia de Casal (ou Conjugal)

A Psicoterapia é mais do que “conversar”?

Algumas pessoas costumam afirmar “Porque há-de a psicoterapia ajudar-me? Estou sempre a falar dos meus problemas com amigos, e falar não altera nada”. É muito bom termos amigos que estão disponíveis para nós e prontos para nos escutar. Mas se conversar com os amigos não resolve o seu problema, poderá ser que o tipo de conversa ocorrida seja apenas isso: “conversa”. Ao contrário, a natureza da “conversa” ocorrida no contexto da psicoterapia está embrenhada num processo mais profundo de auto-conhecimento e mudança pessoal. Conversar é apenas “a ponta do iceberg” onde ocorre o processo mais profundo. A “fala” ou “conversa” é apenas a componente óbvia do processo, ocorrendo muito mais que isso ao nível cognitivo e emocional.

Apesar da troca de palavras ocorrida entre cliente e psicólogo possa parecer a forma mais óbvia de comunicação, na realidade a terapia pode oferecer uma experiência muito mais rica do que uma mera troca de palavras e conselhos.

A privacidade é assegurada?

Efetivamente, e regra geral, a confidencialidade é sempre mantida ao nível da intervenção psicológica. Sem o consentimento explícito por parte do cliente, o psicólogo é obrigado a não veicular com ninguém a informação que é partilhada pelo cliente durante as sessões. De resto, confiar em que tudo o que for dito será devidamente contido dentro do espaço de consulta é uma condição essencial ao bom desenvolvimento do processo terapêutico.

POR QUE
DEVEMOS FAZER UMA PSICOTERAPIA?
 

Porque está mais que comprovado cientificamente que os pensamentos são capazes de desencadear respostas químicas que fortalecem ou enfraquecem as pessoas. Para cada pensamento, o cérebro ativa a produção de diferentes hormônios (neurotransmissores), que podem causar bem-estar; estresse ou desconforto.

Tem uma frase do Dalai Lama, que sintetiza de forma clara o porquê de fazermos uma psicoterapia: “Se pudermos reorientar nossos pensamentos e emoções e reorganizar nosso comportamento, então poderemos não só aprender a lidar com o sofrimento mais facilmente, mas sobretudo e em primeiro lugar, evitar que muito dele surja.”

O processo psicoterápico, seja ele qual for (Psicanálise; Terapia Cognitivo Comportamental; Humanista e Existencial; Gestalt Terapia, entre outras) vai permitir que você se conheça melhor; a entender que o sentir é decorrente da forma que se pensa. E esses pensamentos podem acabar se transformando em verdades absolutas, que darão o tom no seu modo de viver. 

A Psicoterapia vai te ajudar a se conhecer melhor; a identificar aqueles pensamentos disfuncionais que não são úteis para você; a aprender como lidar com eles de um modo que lhe seja mais favorável; e principalmente a acreditar que você pode mudar e fazer ajustes para viver melhor, ter saúde mental e ser feliz.